Em defesa da paz<br>contra a ameaça dos EUA

«Considerando que a guerra não é inevitável e que juntos podemos impedi-la», o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), decidiu marcar para o dia 15 de Fevereiro, no Largo do Camões, em Lisboa, às 15.30 horas, uma manifestação de protesto contra os preparativos de guerra dos Estados Unidos em território iraquiano.

Esta iniciativa conta com o apoio de várias organizações representativas de vários sectores da opinião pública portuguesa, entre as quais a JCP, a CGTP, a Frente Anti-Racista, o Movimento Democrático de Mulheres, a Solidariedade Anti-Imperialista, a Associação de Colectividades de Lisboa, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e a União dos Sindicatos de Lisboa.

De acordo com a comissão organizadora, «torna-se óbvio que a invasão ao Iraque não depende da existência ou não de armas de destruição maciça naquele país» e lembra que «já em Dezembro, um conselheiro de Bush, Richard Perie, declarou no Parlamento britânico: "mesmo se os inspectores da ONU não encontrarem armas, os EUA atacarão o Iraque"».

Sobre a cedência, por parte do Governo português, da Base das Lages, nos Açores, a comissão convoca os portugueses a não aceitarem «que Portugal esteja envolvido nas acções de guerra contra o Iraque».



Mais artigos de: Nacional

Ilegalidades nas autarquias

Vários presidentes de câmara, entre as quais Fátima Felgueiras, foram alvos de investigação judicial no âmbito das suas actividades autárquicas, e alguns condenados pelos tribunais.

Lisboa regrediu

Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa acusam o executivo de Santana Lopes de ser responsável pelo agravamento da qualidade de vida dos lisboetas face à interrupção de serviços cruciais no município.

«Para a próxima não levam nada!»

Faz um ano que o PSD assumiu a Presidência da CML. Um ano depois, qual o estado da Cidade? Que estratégias se encetaram? Que estratégias se antevêem? Que novos passos se deram? O que se sabe, é que a CML não tem obra feita. O rufar de tambores é que é grande…...

Marcha lenta de protesto

Mais de uma centena de caixas com «pilhas de razões» que justificam a oposição às portagens foi deixada, na manhã de sexta-feira, na estação de serviço CREL-Norte durante a passagem da marcha lenta de protesto contra o pagamento da Circular Regional...

Contra a construção no Parque da Cidade

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, apoiou, esta semana, a acção do Movimento pelo Parque da Cidade (MPC), que plantou cerca de 20 árvores em terrenos já integrados no parque «como forma de reafirmar a sua pertença à cidade»....

Venezuela em debate<br>na Associação 25 de Abril

«Venezuela, informação ou desinformação?» é o tema da tertúlia que tem lugar amanhã à noite, no Forum da Associação 25 de Abril, e da qual são dinamizadores os jornalistas José Manuel Fernandes, director do Público,...